sexta-feira, 30 de abril de 2010

Filha da Fortuna

Eliza Sommers é uma jovem chilena que vive em Valparaíso em 1849, ano em que se descobre ouro na Califórnia. O seu amante, Joaquín Andieta, a abandona, e parte para o Norte decidido a fazer fortuna e ela decide procurá-lo. A viagem infernal, escondida no porão de uma veleira e a convivência numa terra onde só há homens e prostitutas atraídos pela febre do ouro, transforma a jovem inocente numa mulher fora do comum. Entretanto, toda essa transformação é feita com a ajuda e o afeto de Tao Chi'en, um médico chinês que a protege ao longo de uma viagem inesquecível pelos mistérios e contradições da condição humana. Filha da Fortuna é o retrato palpitante de uma época marcada pela violência e pela cobiça, onde cada protagonista redescobre o amor, a amizade, a compaixão e a coragem.

Ao longo do livro, a história de Eliza abandonada numa noite fria e enrolada num casaco de homem – assim apareceu Eliza, na casa dos Sommers. Adotada pela família inglesa, Eliza é criada entre os cozinhados de Mama Fresia e as roupas finas de Miss Rose conhecendo várias versões romanceadas do seu aparecimento que acabam por se entrelaçar na realidade.

Agora está lixada, menina, o teu corpo mudará as idéias balhar-se-ão e qualquer homem poderá fazer contigo o que lhe der na gana

Assim profetiza Mama Fresia quando Eliza se torna numa “mulherzinha”…

E pouco tempo depois não foi bem assim… mas quase – Eliza apaixona-se por um pobre e orgulhoso empregado de seu tio, de ideais revolucionários e sonhos, que acaba por partir em busca do ouro. Eliza consegue seguir o amado, meses depois, escondida no porão de um navio por um cozinheiro chinês, que se revela um médico experiente do aborto na viagem.

Eliza desembarca com o médico, pois estava fraca demais. Quando desembarca finge-se de garoto para passar-se despercebida naquele lugar onde tem muitos homens e poucas garotas.

Tem muitas coisas acontecem depois que eu gostaria de contar, mas vou parando por aqui para não estragar o fim.

Vemo-nos na próxima.

Bjs



4 comentários:

Vivi disse...

Oi, Jane. Me parece que você gostou do livro. Deve ser mesmo muito bom. Ainda não tive a oportunidade de ler essa autora. Pelo visto tenho que fazê-lo logo. Obrigada pela participação!

Beijos

Unknown disse...

Ei Jane, gostei muito do texto... ainda não li o livro também e pelo ritmo que ando nem sei se consigo esse ano... hahaha...

Os resumos estão ficando cada vez melhores não é? Parabéns!

Mas ó, acho q o tipo de letra usado no começo dos textos (a q está em roxo) dificulta a leitura... só uma sugestão ok?

Beijos e até.

C. Vieira disse...

Olá, Jane, tudo bem?

A Editora Novo Conceito junto com o Dominus sorteará um kit literário muito especial para você.

Passe no Dominus e confira:

http://dominus-dominique.blogspot.com/2010/05/promocao-querido-john-quer-conquistar.html

Um abraço e até mais!!!

Ismalia disse...

Oi Jani! faz tempo que você não posta nada novo. Estou achando que você se esqueceu que você tem um blog!


To brincando!!!Porque você é a pessoa que lembra que o meu existe!


Beijinhos